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Transição de carreira para o marketing digital, desafios e ferramentas.

Buyer Persona ou cliente ideal: A importância do foco das campanhas de marketing digital dentro do seu público-alvo.
11 de setembro de 2017

Migrando para o marketing digital, da transição de carreira aos desafios e projetos.


Foram 17 anos de odontologia, principalmente na atuação clínica, e outras atividades complementares como o ensino. Na clínica própria, uma empresa familiar, e numa breve sociedade que tive, desenvolvi meu empreendedorismo e a necessidade de aprender e praticar marketing.Toda essa dinâmica era desafiadora, mas em São Paulo também era bem cansativa. A ideia de mudar de cidade ganhava força.

 

 

Marketing no dia-a-dia

Diariamente identificava necessidades e expectativas dos pacientes. Transmitir a eles informações para o entendimento dos tratamentos propostos era necessário. Tudo entendido e aceito, então o serviço era realizado.

Esse processo se assemelha com aspectos do marketing digital: Conteúdo que educa, nutrindo com informações relevantes em linguagem apropriada, cada perfil de cliente (Persona), que fica apto a tomar decisões conscientes sobre produtos ou serviços que atendam suas necessidades.

A transição

 

A ideia virou realidade, eu e minha esposa planejamos mudar de cidade. Em 2013 fomos rumo ao interior do estado, deixando nossa zona de conforto para enfrentar novos desafios.

Na profissão uma mudança de foco: ênfase no ensino. Desconectado do mercado que atuava, e imerso no mestrado, me perguntava: O que fazer quando acabar? Sondei possibilidades no mercado, mas as opções não me estimulavam mais.

Nas últimas ações de marketing que tive na clínica em São Paulo, aprimorava ferramentas digitais como reformulação do site, vídeos, geração de conteúdo e comunicação online em tempo real. Esse era um universo que me interessava e eu pensava cada vez mais nas suas possibilidades. Havia uma grande motivação. Com tempo, e coaching de carreira, decidi que o caminho era o marketing digital.

Fiz cursos de analista em mídias sociais e de estratégias em marketing digital, no Senac Ribeirão Preto. Livros, palestras, workshops, meetings e webinars também fizeram, e fazem, parte do aprendizado contínuo. Na Hubspot Academy, realizei certificação em inbound marketing e atualmente sigo na certificação em Growth Driven Design.

Os estudos em marketing digital estavam a todo vapor com o término do mestrado.

Surgiu então o projeto com uma startup de ensino à distância (EAD). Com 10 meses até o lançamento, eu era responsável pela estratégia de marketing digital e parte do conteúdo. Tudo mais rápido que o esperado, o aprendizado intensificou.

Para poder entregar mais e melhor, além do estudo e prática contínua, a identificação dos parceiros certos também foi fundamental.

 

Prática intensa

A prática efetiva se tornou cada vez mais necessária e presente. Trabalhos eram desenvolvidos, testes de estratégias e conteúdo realizados. Os cursos agora precisariam elevar a prática e o aprendizado em novo patamar.

Nesse contexto se encaixou perfeitamente a Udacity, com projetos reais vinculados a grandes referências do marketing digital, como Google, Hubspot, Hootsuite, Mailchimp, Moz e Facebook. Uma imersão intensa no marketing digital com projetos reais e desafiadores.

O projeto em EAD está saindo do forno e outros estão em andamento. Os estudos são contínuos, aprimorando habilidades e ferramentas do marketing digital, em um vasto universo de possibilidades.

Mudar é aprendizado e autoconhecimento. Constante.

 

Victor Morelli

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4 Comments

  1. Renata disse:

    Muito boa sua reflexão e encarar a mudança como uma forma de oportunidade é sempre o caminho para o aprimoramento. Abraços

  2. Ruy Carlos C. Forni disse:

    Muito bom Morelli. Boa sorte!
    Forni.

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