Possibilidades e objetivos do marketing digital em redes sociais.
O marketing digital em redes sociais é um universo de opções e possibilidades. Ainda que seu maior uso seja para divulgação e promoção de marcas, produtos e serviços, diversas etapas do processo de marketing, especialmente a jornada do cliente, podem ser desenvolvidas nas redes sociais. São verdadeiros mundos virtuais, cada um com regras específicas. Facebook, Twitter, YouTube, Linkedin, Pinterest, Instagram, Google+ e muitas outras, tem formas diferentes de disponibilizar e distribuir seu conteúdo.
Para os usuários dessas redes, cada uma proporciona experiências diferentes também. Mas todas elas têm um ponto em comum, o relacionamento. Não se pode falar em marketing em redes sociais sem pensar, o tempo todo, em relacionamento. Todo conteúdo disponibilizado nessas redes tem o objetivo transmitir algo às pessoas e também receber o feedback delas, ou seja, que tenham alguma interação como curtidas, reações, comentários e compartilhamentos em seu conteúdo.
Conteúdo das redes sociais: o momento do cliente
O marketing digital em redes sociais serve para todas as etapas da jornada de consumo do seu buyer persona, o cliente ideal. Da busca por informação básica e conhecimento, passando pelas possibilidades que existem para aquilo que precisa, até a decisão final de um produto ou serviço, as redes sociais servem de ferramenta extremamente útil para disponibilizar o conteúdo que seu público procura. A forma de interagir a rede social com cada momento da jornada do cliente é um assunto que deve ser desenvolvido com atenção
Seja encontrado nas redes sociais
Sua página pode ser encontrada de forma orgânica ou paga. A orgânica é direta, através de usuários que visualizam ou seguem suas publicações. Também quando alguém comenta, reage ou compartilha uma publicação de sua página, os amigos dessa pessoa podem ser notificados e visualizar sua página ou publicação de forma orgânica.
O modelo pago existe em algumas redes sociais de formas específicas. São as publicações e páginas patrocinadas. Através do Facebook ads por exemplo, é possível escolher orçamento e público que seu conteúdo será distribuído no Facebook, similar ao Google AdWords para os resultados patrocinados nas pesquisas do Google. Tudo depende da sua estratégia de marketing digital em redes sociais.
Seja para ser encontrado de forma orgânica ou ter uma campanha paga eficaz, estratégias específicas com palavras-chave, buyer persona e jornada do cliente interagem entre si definindo o melhor conteúdo e formato a ser distribuído.
Seus seguidores realmente seguem sua página?
Relacionamento é tudo no marketing digital em redes sociais
É importante entender que redes sociais são definidas por uma palavra: Relacionamento. Esse relacionamento é que define o sucesso de uma empresa, profissional ou instituição nas redes sociais, e não se trata apenas de volume, mas principalmente da qualidade desse relacionamento. Muitos se impressionam com grande número de curtidas, seguidores ou fãs que uma página ou perfil tenha, mas essas pessoas interagem com as publicações? Que tipo de interação é essa? Isso se chama engajamento, um parâmetro muito importante do relacionamento com seu público. Quanto maior o envolvimento através de reações, comentários e compartilhamentos, melhor. E essa relação entre curtidas, seguidores ou fãs com a quantidade de envolvimento ou interação que as postagens possuem que indicam sua real visibilidade em uma rede social.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com sua rede!
Acompanhe a DigiStrat nas redes sociais: